Bacalhau com Natas Sempre Apetecido


Contente por ter voltado e desta vez em grande força, prometo nunca mais vos deixar por tanto tempo.

Vou começar em grande com o prato preferido do meu filho, bacalhau com natas. O fiel amigo, o bacalhau, é sempre bem vindo e se lhe acrescentarmos natas ainda melhor. 

INGREDIENTES

(receita para 4 pessoas)

1 kg. de batatas cortadas ás rodas finas
Óleo para fritar
2 cebolas grandes cortadas ás rodas bem fininhas
6 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite
3 postas de bacalhau
600 ml de leite
1 pacote de natas (200 ml)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha Maizena
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
Noz moscada (a gosto)

  

PREPARAÇÃO


Começamos por cozer o bacalhau no leite, quem quiser pode pode cozer em água, mas como vamos aproveitar o leite para fazer o molho, o bacalhau cozido no leite, fica bem mais saboroso.
Depois do bacalhau estar cozido retiramos do lume, coamos o leite e reservamos, retiramos as peles e as espinhas e desfiamos o bacalhau.


Depois das batatas descascadas e cortadas ás rodas finas vamos frita-las em óleo não muito quente, de forma a que fiquem mais cozidas do que fritas. Em seguida vamos coloca-las a escorrer, para retirar o excesso de gordura, e reservamos.

Agora vamos preparar o molho bechamel:
Num tacho derretemos a manteiga, adicionamos a farinha, mexendo muito bem com uma colher de pau ou varinha de arames para não ganhar grumos, após ficar tudo envolvido e homogéneo adicionamos o leite da cozedura do bacalhau continuando a mexer energicamente.
De seguida adicionamos as natas, deixamos engrossar e temperamos com o sal, pimenta e noz moscada, reservando de seguida. Chamo especial atenção que o molho não deve ficar muito grosso, pois corremos o risco de tornar uma prato excelente numa refeição demasiado seca.

Numa frigideira colocamos o azeite, os alhos e as cebolas a refogar, de forma a que a cebola fique mole e translucida. Depois da cebola estar no ponto acrescentamos o bacalhau e de seguida as batatas, envolvendo tudo muito bem, mas com cuidado para não ficar muito mole, tipo papa. Mantemos em lume brando enquanto adicionamos o molho bechamel, retificamos os temperos e colocamos num tabuleiro.

De seguida polvilhamos com pão ralado e levamos ao forno pré aquecido a 180ºC  durante aproximadamente 10 minutos.

Depois é só saborear acompanhado com uma simples salada de alface e cebola.

Simples e delicioso. Bom Apetite !!!



 













Comentários